A Classificação dos Elementos

A tabela periódica é uma ferramente indispensável hoje em dia não só para pesquisadores da área química mas também da física, engenharias, medicina, entre outras.

Os elementos da tabela são divididos em cinco grandes grupos, sendo eles, metais, ametais(não-metais), semimetais, gases nobres e hidrogênio


Metais: São a maior parte da tabela periódica, correspondendo a 87 elementos. Em temperatura ambiente são sólidos, com exceção apenas do mercúrio que é líquido. Conduzem eletricidade e calor. Caracterizados também por maleabilidade, ductilidade e aparência de um ''brilho metálico''.


Ametais(Não-Metais): são 11 elementos da tabela, sendo eles, Carbono, Nitrogênio, Fósforo, Oxigênio, Enxofre, Selênio, Flúor, Cloro, Bromo, Iodo e Astato. Come é de se esperar as características dos ametais são algumas opostas as do metais como, por exemplo, não são bons condutores de calor e eletricidade e não possuem o ''brilho metálico''


Semimetais: Essa designação já foi abolida em 1986 pela IUPAC(União Internacional de Química Pura e Aplicada). Estes elementos possuem características intermediárias as do metais e ametais. Alguns exemplos de elementos são Germânio, Silício, Arsênio, Polônio, etc.


Gases Nobres : Os gases nobres em temperatura ambiente são inodoros, incolores, monoatômicos e de baixa reatividade. São eles, hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio.


HidrogênioEsse elemento não pertence a nenhum grupo mencionado anteriormente. É o elemento mais abundante existente, pode-se combina-lo com metais, ametais, e semimetais. é gasoso a temperatura ambiente, e é extremamente inflamável. Encontra-se ma atmosfera ou combinado a outros elementos. 



Comentários

Postagens mais visitadas