Por André Luis Silva da Silva
Licenciatura Plena em Química (Universidade de Cruz Alta, 2004)
Mestrado em Química Inorgânica (Universidade Federal de Santa Maria, 2007)



reatividade química dos metais varia com sua eletropositividade, logo, quanto mais eletropositivo for o elemento, mais reativo será o metal. Os metais mais reativos são aqueles que possuem grande tendência a perder elétrons, logo, formam íons positivos com mais facilidade.


Por exemplo: colocando-se uma lâmina de ferro em uma solução de sulfato de cobre (II), verifica-se que a lâmina de ferro fica recoberta por uma camada de metal vermelho (o cobre). Por outro lado, a solução fica amarela (solução de sulfato de ferro II).
Ocorre, pois, de acordo com a equação abaixo, a reação de deslocamento entre o elemento químico ferro (Fe) e o sulfato de cobre (CuSO4), formando-se o sulfato de ferroso (FeSO4) e o metal cobre (Cu).
Fe(s)   +   CuSO4(aq)   →   FeSO4(aq)   +   Cu(s)
A ocorrência desta reação faz-nos concluir que o metal ferro é mais reativo do que o metal cobre, pois o ferro é capaz de deslocar o cobre de seu composto inicial.
Por meio de reações deste tipo, os metais podem ser ordenados por meio de sua reatividade química, conforme mostrado abaixo, estando os metais mais reativos à esquerda, e os menos reativos à direita. O elemento hidrogênio é mostrado em destaque, apesar de não ser metálico, em vista de muitas literaturas o considerarem como um padrão, ao qual demais elementos são relacionados em sua reatividade química.
(+)Li>Cs>Rb>K>Ba>Sr>Ca>Na>Mg>Be>Al>Zn>Cr>Fe>Cd>Co>Ni>Pb>H>Sb>Bi>Cu>Hg>Ag>Pd>Pt>Au(-)
Essa sequência deve ser lida como: o lítio (Li) é mais reativo do que o césio (Cs), que é mais reativo do que o rubídio (Rb), e assim por diante.
A reatividade química dos não-metais varia com a eletronegatividade; logo, quanto mais eletronegativo for o elemento, mais reativo será o não-metal. Os não-metais mais reativos são aqueles que possuem grande tendência de receber elétrons, logo, formam íons negativos com mais facilidade.
Por exemplo, o gás flúor (F2), por meio de uma reação de deslocamento, reage quimicamente com o ácido clorídrico (HCl), formando ácido fluorídrico (HF) e gás cloro (Cl2), em virtude do não-metal flúor ser mais reativo do que o não-metal cloro. Essa equação pode ser vista abaixo.
F2(g)   +   2HCl(g)   →   2HF(g)   +   Cl2(g)
Os não-metais, por meio de reações de deslocamento deste tipo, também podem ser organizados de acordo com sua reatividade, como mostra a sequência abaixo, que segue o mesmo padrão da anterior.
(+)F>O>N>Cl>Br>I>S>C>P(-)
Essa nova sequência deve ser lida como: o flúor (F) é mais reativo do que o oxigênio (O), que é mais reativo do que o nitrogênio (N), e assim por diante.


Referências:
PERUZZO, Francisco Miragaia (Tito); CANTO, Eduardo Leite; Química na Abordagem do Cotidiano, Ed. Moderna, vol.1, São Paulo/SP- 1998.
http://www.dqi.iq.ufrj.br/iqg128_a8_reativ_metais.pdf

Comentários

Postagens mais visitadas